Início

Acesse aqui o Regimento SENAI.

O SENAI tem suas origens inspiradas no antigo Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), criado em 1934 no estado de São Paulo por Roberto Mange.

Centro FerroviárioO Centro Ferroviário, como era conhecido, é considerado marco inicial na evolução de conceitos e métodos da formação
profissional no SENAI.

A oficialização do SENAI aconteceu pelo Decreto-Lei Nº 4.048, publicado no Diário oficial da União dia 24 de janeiro de 1942.

Dois grandes líderes industriais da época foram determinantes nessa ação: Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, presidentes da CNI e da FIESP, respectivamente.

Era o início da confirmação do compromisso da CNI, junto as suas federações, em assumir a responsabilidade pela  organização e direção de um organismo próprio, que pudesse desenvolver um sistema de educação profissional no
Brasil.

A idéia foi acolhida pelo governo do presidente Getúlio Vargas. Assim ganhava força o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Isso aconteceu há mais de 60 anos, e hoje está sedimentada na educação brasileira a atuação do SENAI, que não pára de crescer e inovar.

São mais de 32 milhões de pessoas qualificadas pelo SENAI, reconhecido como o maior sistema de educação profissional brasileiro e modelo para vários países.

As atividades da Escola SENAI “Luiz Varga” tiveram início no dia 01/02/62, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Limeira, localizado a Rua Alferes Franco, 715, Centro. Sua inauguração oficial, entretanto, ocorreu no dia 11/08/62.

Em 24/02/67, o então Prefeito de Limeira, Dr. Palmyro Paulo Veronezi D’Andréa, doou ao SENAI um terreno de 12.820 m2, cedido à Prefeitura pela Mercedes-Benz S/A, situado no Jardim Mercedes, iniciando-se em 1968 a construção do prédio de 5.170 m2, cujo término das obras ocorreu em 1970.

Atual

Escola SENAI Luiz VargaNo mês de fevereiro de 1970, a Escola SENAI de Limeira passou a funcionar no novo prédio, na Praça Professor Antonio Queiróz, nº 72 e sua inauguração oficial ocorreu em 05/11/71.

Em 2000, a Escola teve seu processo educacional certificado com base na norma ISO 9002/94 e, em 2001, o sistema de gestão da qualidade passou por auditoria de manutenção e adequação para a ISO 9001/94 e, em 2002, para a Certificação ISO 9001 versão 2000.

Limeira é reconhecida, nacional e internacionalmente, como a “terra da laranja”, no entanto, segundo dados obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, RAIS de 1999, em pesquisa realizada pelo SENAI-SP, a cidade abriga um dos principais “clusters” do País na área de Lapidação de Pedras Preciosas e Semi-Preciosas e Fabricação de Artefatos de Ourivesaria e Joalheria, além de indústrias no setor de máquinas e equipamentos e prestação de serviços.

Dos 440 estabelecimentos formais de joalheria existentes no Estado de São Paulo, 103 estão em Limeira (23 % do total) e 217, no município de São Paulo. Considerando-se que, em muitos casos, estas Empresas atuam na informalidade, este percentual aproxima-se de 50%.

As principais atividades econômicas da região estão nas indústrias de material de transporte, mecânica, de produtos alimentícios, papel e papelão, metalurgia e fabricação e lapidação de pedras preciosas e semipreciosas.

A Escola SENAI “Luiz Varga” atende, além da cidade de Limeira, os municípios de Cordeirópolis, e Iracemápolis.

 

Proposta Pedagógica 2023