Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Mecân

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Luiz Varga"
Praça Prof. Antonio de Queiroz, 72 - Jardim Mercedes | Limeira CEP: 13480-251

TELEFONE
19 2113-6400

E-MAIL
senailimeira@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso de Aprendizagem Industrial Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional na construção, montagem, try out e manutenção de estampos de corte, dobra e repuxo, seguindo normas técnicas, de qualidade, de segurança do trabalho e de preservação ambiental.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


- Técnicas de Redação em Língua Portuguesa: Comunicação; Parágrafo; Técnica de Intelecção de Texto; Resumo; Descrição de Objeto; Descrição de Processo; Pesquisa; Estruturas-padrão; Relatório; Gerenciamento de arquivos; Editor de texto; Internet.
- Leitura e interpretação de desenho técnico: Elementos de Geometria; Material de desenho; Caligrafia técnica; Legenda; Perspectiva isométrica; Projeção ortogonal; Aplicação de linhas; Cotagem; Supressão de vistas; Cortes; Escalas; Representação de acabamentos superficiais (simbologia); Representação de tolerâncias (simbologia).
- Usinagem Aplicada à Ferramentaria: Procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente; Planejamento; Materiais metálicos; Corrosão; Controle dimensional; Processo de ajustagem em bancada; Processo de torneamento; Processo de fresamento; Processo de furação; Processo de calibração de furos com alargadores; Processo de afiação; Processo de esmerilhamento; Ferramentas de corte para usinagem com máquinas; Acessórios para usinagem; Fluidos de corte; Refrigeração na usinagem; Lubrificação.
- Desenho para Manufatura de Estampos: Projeções ortográficas; Desenho de estampo; Desenho assistido por computador.
- Manufatura de Estampos de Corte: Estampos; Estampo de corte; Instrumentos de medição e verificação; Processo de retificação; Processo de Serramento; Processo de Torneamento; Processo de fresamento; Processo de vazamento; Eletroerosão; Tratamento Térmico; Montagem de conjuntos; Prensas; Try out.
- Manufatura de Estampos de Dobra: Manufatura Assistida por Computador - CAM - 3D; Centro de Usinagem ? CNC; Instrumentos de medição e verificação; Cálculos técnicos; Processo de fresamento; Processo de retificação; Estampo de dobra; Lubrificantes para estampos de dobra; Processos de ajustagem para estampos de dobra; Processo de polimento de superfícies; Manutenção preventiva e corretiva.
- Manufatura de Estampos de Repuxo: Movimentação de estampos; Estampos de repuxo (embutir); Lubrificantes para operação de repuxo; Processo de polimento de superfícies; Sistemas de automação de estampos.