Sobre o Curso

ÁREA
Metalmecânica - Fabri

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Luiz Varga"
Praça Prof. Antonio de Queiroz, 72 - Jardim Mercedes | Limeira CEP: 13480-251

TELEFONE
19 2113-6400

E-MAIL
senailimeira@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso Técnico em Fabricação Mecânica tem por objetivo habilitar profissionais para atuar no planejamento, na coordenação e na operacionalização dos processos de fabricação mecânica, a nível tático e operacional, conforme a legislação vigente e as normas específicas de saúde e segurança do trabalho, de meio ambiente e de qualidade.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS: Comunicação; Parágrafo; Técnica de Intelecção de Texto; Descrição Técnica; Resumo; Dissertação; Redação técnica; Relatório Técnico; Editor de texto e Pesquisa.

METROLOGIA: Metrologia; Instrumentos de medição e Rugosidade Superficial.

DESENHO TÉCNICO: Desenho; Figuras e sólidos geométricos; Perspectiva; Projeção ortogonal; Cotagem; Cortes; Desenho de conjuntos; Tolerância Dimensional; Sistemas de ajustes e tolerância ISSO; Tolerância Geométrica; Indicação de estado de superfície no desenho; Desenho auxiliado por computador; Interface com o software; Área gráfica; Construção de geometria; Ferramentas do software; Detalhamento; Montagem de conjuntos e Configurações para impressão.

CÁLCULO TÉCNICO: Matemática; Trigonometria; Planilha eletrônica; Mecânica aplicada e Resistência de Materiais.

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS: Materiais metálicos; Não-metálicos; Ligas; Meio ambiente; Normatização dos materiais; Tratamentos térmicos; Ensaios destrutivos; Ensaios não destrutivos e Ensaio de Dureza.

PROCESSOS DE USINAGEM: Planejamento de Operações ? Folha de Processo; Usinagem; Uniões móveis e permanentes; Documentação técnica; Saúde e Segurança do Trabalho; Manutenção e Ferramentas da qualidade.

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA: Eletroerosão; Fundição de metais; Conformação Mecânica; Manufatura aditiva; Metalurgia do pó e Soldagem.

SISTEMAS MECÂNICOS: Elementos de máquinas; Procedimentos de manutenção; Rotinas de manutenção; Hidráulica e Pneumática.

PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: Introdução à tecnologia de usinagem com Máquinas a CNC; Sistemas de coordenadas utilizados em máquinas a CNC; Estrutura de um Programa CNC; Estrutura de uma máquina a CNC; Seleção de suportes e pastilhas; Programação de Tornos CNC; Programação de Centros de Usinagem; Folha de processos; Introdução à tecnologia CAM; Programas de usinagem utilizando sistema CAM; Sistemas CAD/CAM; Ambiente de desenho; Ambiente de usinagem; Importar e exportar desenhos; Parâmetros de corte em função das condições de usinagem; Simulação de programas; Pós-processamento e transmissão de programas para a máquina a CNC; Controle Numérico Direto (DNC); Geração de folha de processo; Operação de máquinas a CNC (Torno, Centro de Usinagem ou Eletroerosão a Fio); Montagem e aplicação de dispositivos e acessórios; Análise de alarmes de sistemas de acionamentos e controle das máquinas; Parâmetros de corte em função das condições de usinagem e dos dados obtidos no processo; Tipos de transmissão de dados; Bloco-padrão; Régua e mesa de seno; Projetor de perfil e Máquina de medir coordenadas tridimensional.

GESTÃO DOS PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA: Histórico da Organização; A Empresa; Gestão da Produção; Logística; Custos Industriais; Gestão da Qualidade; Sistema de Gestão Ambiental e Gerenciamento de resíduos.

GESTÃO DE PESSOAS: Administração do tempo; Liderança; Trabalho e
m equipe; Análise de problemas e tomada de decisão ? APTD; Comunicação; Processo de mudança; Motivação; Capacitação e desenvolvimento e Legislação Trabalhista Previdenciária e Sindical.

PROJETOS: Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico; Projeto; Planejamento do projeto; Desenvolvimento do projeto e Apresentação do projeto.