Patrono da Escola

Luiz Varga

Luiz Varga

Nasceu em 23 de Outubro de 1905, na cidade de Budapest, Hungria. Formou-se eletrotécnico, passando a praticar esta profissão. Casou-se no ano de 1926 com a Drª Maria Bielik Varga, ainda em sua terra natal. Em virtude da crise econômica e social pela qual passava a Europa na época, iniciou outra atividade, estudando e formando-se em prótese odontológica. Passou a trabalhar como dentista prático licenciado, como era denominada a profissão.

Em 1927 nasceu seu primogênito Estevam Julio Varga. Como Luiz Varga era bastante idealista, imaginou que o Brasil, País que muito admirava, oferecia campo fértil para praticar essa nova profissão. Embarcou com a esposa e o filho de 3 anos, em fins de março, chegando ao Brasil em 16 de abril de 1930, fixando residência em São Paulo, na Mooca. Com seu português ainda limitado, não permitindo que trabalhasse na desejada profissão, inicialmente empregou-se como eletrotécnico. Assim que começou a dominar melhor o idioma, voltou a pensar em trabalhar como dentista, sendo seu primeiro cliente o próprio patrão que o incentivou a montar um gabinete na Lapa.

Em 1933 nasceu seu segundo filho, Emmanoel Milton Varga. Em 1939, por razões particulares, partiu para um novo campo de atividade, iniciando-se como empresário de cinema, em Pedreira, pois acreditava ser um empreendimento do futuro. Retornou por volta de 1942, para sua formação inicial em eletrotécnico, começando com uma pequena oficina de conserto de motores elétricos, transformadores e outros equipamentos, em Piracicaba. Graças ao imediato sucesso, foi convidado a organizar uma fábrica de motores elétricos que o audacioso industrial Emílio Romi pretendia instalar. Em virtude das poucas oportunidades da época, a idéia não foi levada adiante, então o próprio Luiz Varga iniciou a formação de uma empresa, para fabricação de soldas elétricas a arco voltaico, em Santa Bárbara D’Oeste.

Em fins de 1944, realizou seu grande sonho mudando-se para Limeira, cidade que muito admirava, sendo que os incentivadores dessa idéia foram batalhadores Nelson Penedo Barros e Vitório Lucato. Estabelecendo-se à Rua Santa Cruz, nº 583, começou a produzir soldas elétricas de vários tipos, inclusive solda elétrica por indução. Com o crescente mercado, passou também a fabricar soldas elétricas para emendar serras de fita, o que colocou em contato com marcenarias e carpintarias e prevendo boas perspectivas de mercado, iniciou a produção de máquinas operatrizes para madeira. Obtendo sucesso nesse campo, necessitou de melhores e maiores instalações para sua fábrica, mudando-se para novo prédio a Rua Duque de Caxias, nº 289. Passou então a produzir em série as máquinas operatrizes para trabalhar madeira.

Por volta de 1947, transferiu-se para a Rua Capitão Kehl, nº 122. Lutador incansável, conseguiu infundir nos seus filhos o espírito de perseverança e determinação, procurando sempre apresentar a melhor qualidade em tudo que produzia. Essa filosofia de vida foi muito útil para seus herdeiros, quando se envolveram coma fabricação de sistemas de freios para veículos automotores. Faleceu em 8 de fevereiro de 1953, com 47 anos, deixando a empresa para que a família desse continuidade aos seus esforços.